domingo, 29 de setembro de 2013

Estudar, Estudar, Estudar...

Juro para vocês que eu nunca estudei tanto na minha vida. E isso é porque estou estudando só Inglês. Quero falar hoje um pouco do ELC em si e de como funciona o curso.

Antes do início das aulas, passei por um teste que serviu para avaliar o meu nível de inglês. O teste é feito no computador e inclui testes de ouvir e falar em inglês, e também testes de escrita e leitura. O teste é bem difícil e eu pessoalmente achei que fui muito mal, mas depois fui surpreendido pelo resultado.

O ELC é organizado em 2 programas diferentes: o Foundations e o Academic, ambos com 3 níveis, A, B e C. Atualmente existem também os preparatórios Pre Foundations e Pre Academic. Pelo desempenho que eu tive no teste, pensei que eu seria designado para o Foundations A ou B. Mas qual não foi a minha surpresa quando eu soube que estava no Academic A! Fiquei surpreso e preocupado. Surpreso porque eu não imaginava que soubesse tanto inglês assim. Preocupado porque eu sabia que o curso seria bem puxado e que eu seria exigido ao extremo.

A primeira semana foi composta de uma última entrevista (é nela que definem para que nível você é designado) e algumas atividades de orientação e boas vindas. Em uma das atividades, fomos organizados em grupos e nos foi dado uma página impressa  com várias fotos. Tínhamos que identificar de onde era a foto (todas dentro do Campus da Universidade) e tirar fotos com o grupo nos mesmos lugares das fotos da página. Andamos muito, mas conhecemos melhor a universidade.

O ELC tem alunos de várias partes do mundo. O grupo maior é o dos mexicanos, mas em seguida vem os brasileiros. Mas tem alunos da Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Itália e até da Rússia. Somos incentivados a falar inglês o tempo todo.

No ELC e nos Estados Unidos em geral, eles dão muito valor ao estudo em casa (eles chamam de Home Work). Na verdade, metade da sua nota vem do seu desempenho em casa. No ELC eles verificam a cada dia se você fez ou não o home work. Parece coisa de escola primária, mas no fim das contas é bom, porque temos um incentivo extra para estudar.

Não sei como funciona nas outras classes, mas no Academic A temos 4 disciplinas: Writing (Escrita), Listening and Speaking (Escutar e Falar), Reading (Leitura) e Linguistic Accuracy (Gramática, sintaxe, etc). As aulas são das 8:15hs até as 14:40hs, com um intervalo das 11:40hs até as 12:15hs. O resto do tempo é para estudar. E tem muita coisa para estudar.

O ano letivo americano tem 4 "semestres", intitulados Spring (primavera), Summer (verão), Fall (outono) e Winter (inverno). A inscrição para o Winter foi até o dia 27 de setembro (sexta-feira passada), mas a inscrição para o Summer, que começa em maio, vai até o dia 1º de dezembro. Se você tem intenção de aplicar para o summer, recomendo começar a se preparar agora. Os detalhes você pode encontrar em http://elc.byu.edu. Consegui convencer a minha esposa a se inscrever para o Winter na última hora, então imaginem a correria que foi nessa sexta...

O que eu posso dizer é que se você está disposto a trabalhar duro, vale a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário