COP-15 e o sexo dos anjos

Acredito que a ficha não caiu ainda para muita gente. Acabei de ver um comentário em uma notícia publicada pelo Terra afirmando ser o aquecimento global uma "fraude". Não consigo imaginar quem sairia ganhando com uma fraude como essas, mas talvez eu não seja tão imaginativo assim. Mas o fato é que o aquecimento global já é inegável há mais de 30 anos. E é inegável há mais de 20 que uma parte importante deste aquecimento tem origem na atividade humana (leia-se desmatamento e queima de combustíveis fósseis). Não faz o menor sentido discutir quanto desse aquecimento é por nossa causa. As pessoas não percebem que um pequeno aquecimento global por causas naturais e completamente inócuo, somado a outro pequeno aquecimento por causa humana, causa um grande aquecimento de proporções catastróficas. As pessoas não compreendem que estamos sendo forçados a nos deslocar para um novo estado climático que não pode ser facilmente revertido. Não entendem que reduzir as emissões de carbono em 15, 30 ou 50 % das emissões de 1990 pode ser completamente inócuo para evitar a mudança que já está em curso. E para piorar, preocupa-se demais em taxas de redução, mas não vejo se falar em ações concretas para efetivá-las. Ou a imprensa não dá importância aos métodos, apenas aos números. Pouco ou nada se fala em alterar hábitos, matriz energética ou modelo econômico. Pouco se faz para esclarecer de fato o que está acontecendo. Quase não vejo menção ao fato de que um dos primeiros efeitos do aquecimento global é justamente um resfriamento global, causado pelos bilhões de toneladas de gelo e água gelada que estão sendo lançados no oceano nesse instante. Estão mais preocupados com a inundação de Nova York, Veneza ou Londres do que com a redistribuição do regime de chuvas e a possível consequente savanização da Amazônia. E ninguém se lembra de que, ao contrário do que afirmava Adam Smith, a riqueza não pode ser gerada, tem que ser extraida. É invariavelmente é extraida do ambiente. Mais do que metas de redução de carbono, precisamos nos preparar para uma retirada sustentável. Precisamos de ações concretas para reverter o estrago que fizemos. E essas ações passam pela tecnologia. Ninguém pense que é possível fazer os 6 bilhões de pessoas que vivem hoje possam voltar a um estilo de vida do século XIII. Isso pioraria muito o estrago. Precisamos agora usar a energia e os recursos materiais de maneira mais responsável. Isso é feito gerando menos lixo, reciclando materiais e evitando o desperdício. Desperdício de alimentos, roupas, material de escritório, combustíveis, bens de consumo, automóveis. Mas para isso, é necessário mudar a maneira como tudo isso é produzido e comercializado. O mercado não pode ser movido pelo lucro, mas para o bem comum. Não sou contra o lucro, mas contra o lucro a qualquer custo. Lucro sem responsabilidade é prejuizo, porque alguém vai ter que pagar a conta. Mais cedo ou mais tarde.

Tenho a impressão que estamos perdendo muito tempo discutindo sobre o sexo dos anjos. Está na hora de acabarmos com a ações tímidas e passar para as resolutas. Se quisermos de fato salvar o planeta, a produção de ítens dispensáveis ou danosos, como armamentos, deve cessar imediatamente. O esforço científico e industrial precisa ser todo canalizado para a guerra contra o aquecimento global, que tem potencial para fazer muito mais vítimas do que a Segunda Guerra Mundial. Se a verba e os cérebros destinados às pesquisas militares fossem canalizados para o desenvolvimento de veículos e plantas industriais limpas, poderia ser feito em apenas um ano o que não foi feito em 20.

Estou cansado de ver pessoas ignorantes e egoistas falarem em "fraude do aquecimento global". Se existe fraude é no sentido de ocultar o que de fato está acontecendo. De ocultar o que de fato precisa ser feito por cada um de nós.

Site oficial do COP 15

Comentários

  1. A massa populacional e as queimas de matas, etc fazem parte da evolução natural do planeta, assim estes alardes, é por que vem coisa para consumir e não existe isto de aquecimento global a demanda de desmatamentos, já vinham ocorrendo na Europa há muitos anos atrás, só restam acabar com o pulmão do mundo que é a floresta amazônica, mas, tudo que dizem são piegas, maluquices de um punhado de gente que tem o que inventar, para mostrar serviço, se acha que a raça humana ocupa menos de 1% da área mundial, iria influenciar em nada, assim não existe estatísticas que comprovem que gases inodoros, venham a afetar o planeta, se tudo se trata da própria evolução, o planeta agradece e nada vai afetar nada, tudo isto é tudo balela, palavras jogadas ao ar, e o vento levou.

    ResponderExcluir
  2. Recomendo a leitura do livro "A Vingança de Gaia" de James Lovelock, autor da Teoria de Gaia e um dos primeiros a alertar sobre as mudanças climáticas provocadas pelo homem. O problema é que estamos interferindo em um delicado equilíbrio, pois estamos consumindo os recursos da Terra mais rapidamente do que esta é capaz de repor e comprometendo a evoluçao do planeta. E existem sim estatísticas que comprovam que os gases "inodoros" afetam o planeta. Acredite, não é balela.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Elétrico ou Etanol? O Melhor de Dois Mundos.

A Cura de Gaia