Não somos latinos

Antes de mais nada, quero declarar que não tenho nada contra os latinos, sejam eles quem forem. Nem quero negar nossas origens históricas e culturais. Afinal, o grande poeta Olavo Bilac refere-se à nossa lingua pátria, o português, como "última flor do Lácio, inculta e bela", em referência à origem latina do idioma. O que eu quero negar aqui é a pecha genérica imposta indistintamente a mexicanos, argentinos e brasileiros. Poque afora as origens vagamente comuns, cada povo que compõe a chamada "América Latina" possui identidade e características próprias. Confesso que fico irritado quando se referem à música brasileira como "latina". O que é musica latina? Samba é musica latina? Ou rumba? Ou Tango? Ou Bossa Nova? Ou Jass?

Nem mesmo o idioma é unanimidade. Diz-se que o idioma predominante é o espanhol. Pode ser dominante em termos de número de países falantes, mas em termos populacionais aparece um predomínio do português. Isso sem falar nos poucos países onde se fala francês, holandês, ou mesmo inglês, e que são incluidos no mesmo pacote dos latinos. Ou de grande parte do Canadá que é falante de francês, mas que conta como "América Anglo-Saxônica".

Pode parecer bobagem, mas este tipo de abordagem generalista pode induzir a erros. Erros que influem na tomada de decisão. Um exemplo facil de visualizar são os comerciais em espanhol que são veiculados na TV paga. Por que anúncios em espanhol? Porque algum tomador de decisões, acreditando que em toda a américa latina se fala espanhol, acha que não há problema em veícular publicidade neste idioma no Brasil. Ou então, acredita que o espanhol e o português são idiomas "parecidos" E realmente são. Só que o português e o italiano também são. Aliás, do ponto de vista sintático, são até mais parecidos. Só que esta é uma decisão errada. E o motivo é que a maioria dos brasileiros "acha" que entende espanhol. Mas apenas acha. e por causa disso, não compreende a mensagem que o anunciante queria transmitir. Além disso, na minha opinião, é um desrespeito transmitir para o publico de um país uma mensagem em um idioma destinado a outro país.

Por causa desta generalização, muitos americanos acreditam que a capital do Brasil é Buenos Aires e que aqui se dança rumba.

Por isso, quero reafirmar que somos brasileiros. Falamos o português e nossa capital é Brasília! A maioria não entende o espanhol e não faz a menor idéia do que seja rumba!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elétrico ou Etanol? O Melhor de Dois Mundos.

A Cura de Gaia