Quanto vale?

Uma das coisas que mais tem atormentado a minha mente ao longo da minha vida é o conceito de valor. Alguns valorizam as relações humanas, o trabalho, os hobbies, as artes. Outros valorizam o dinheiro, bens de consumo, status, poder. Atualmente, parece que o segundo grupo tem apresentado preferência em relação ao primeiro.

O dinheiro é um valor que pode ser quantificado. Ou usado como padrão para quantificar outros valores. Atualmente, o dinheiro tem sido usado como referência para mensurar o estrago feito pela depleção da camada de ozônio, ou o impacto ambiental provocado pelas emissões de carbono fóssil. Ou pelo desmatamento. É o que convencionou-se em chamar de custo ambiental. Este conceito provoca a crença errada de que para consertar os estragos que provocamos é apenas uma questão de assinar o cheque.

Isso nos leva a uma armadilha. Como avaliar algo em função de outro valor tão mutável? Diariamente, a cotação das moedas mudam uma em relação às outras. Se o dolar cair mais em relação ao real do que em relação ao euro, eu compro dólares usando reais, para depois vender em euros. E obter lucro com a operação.

Por que o dinheiro vale o que vale? Quem define isso? Afinal, por que o dinheiro vale alguma coisa?

No passado, o dinheiro era uma mercadoria. Normalmente era cunhado em moedas de ouro ou prata, metais valorizados em função da beleza e da durabilidade. Usar moedas era um tipo de escambo. Se alguem precisasse de ouro para fazer um colar ou uma coroa, as moedas eram simplesmente derretidas.

Um dia, alguém, provavelmente um banqueiro, concluiu que não era prático e nem seguro as pessoas andarem na rua carregando ouro, um metal particularmente pesado. Tão pesado que levou a minha irmã médica a comentar: "O ouro é mais bonito do que o chumbo, mas é tão venenoso quanto!". Como carregar ouro era inseguro e pouco prático, foi inventado o depósito bancário. A idéia era muito bacana (para o banco). A pessoa depositava o ouro no banco, que por sua vez fornecia um certificado de depósito bancário, o precursor do dinheiro de papel. Este certificado poderia ser usado como moeda na realização de negócios. Em troca, o banco era autorizado a emprestar o ouro depositado a outra pessoa, pagando juros ao depositante. Mas a pessoa que tomava emprestado, não levava ouro, mas outro certificado de depósito. Na prática, dois certificados de depósito acabavam sendo emitidos para o mesmo ouro. Às vezes, mais de dois.

Com o tempo, os bancos passaram a aceitar depósitos de certificados de depósitos de outros bancos. E emitir certificados de depósito dos certificados de depósitos. E a realizar empréstimos lastreados nestes certificados. Os governos acabaram assumindo o controle dessas operações, centralizando os depósitos de ouro e emitindo títulos de depósitos ao portador, com um valor arbitrário. Era o nascimento do dinheiro de papel.

Hoje, o ouro não é mais o principal lastro do dinheiro. O lastro hoje é baseado do Produto Interno Bruto, em um sistema de tamanha sofisticação e complexidade que eu tenho dificuldades para acompanhar. Mas o hábito de reemprestar o mesmo dinheiro diversas vezes continua atualmente. Aliás, esta usura desenfreada, tecnicamente conhecida como "alavancagem" foi apontada como a principal causa da atual crise econômica mundial.

Mas afinal, quanto vale o dinheiro? Como este valor de fato é definido? Quais os interesses por trás desta definição? Uma coisa tão importante como o dinheiro não poderia estar sujeito a variações de humor e a falências de economias. O dinheiro deveria ter valores tão estável como o metro, o quilograma ou a hora. Alguem poderia argumentar que em velocidades próximas da luz, o metro, o quilograma e a hora mudam de tamanho. Mas eu não conheço ninguém que se desloque em velocidades próximas a da luz. E quem viaja a essas velocidades não percebe a diferença.

Antes de nos atrevermos a quantificar os ativos ambientais em dólares ou reais, deveríamos encontrar um meio confiável de definir o valor desses dólares e reais. Em um mundo em constante mudança, algo precisa possuir um valor fixo. Matérias primas deveriam ter um valor fixo, e não variar seu valor ao sabor do mercado, favorecendo a especulação, que por sua vez favorece a concentração de riqueza e o estabelecimento da pobreza. Em última análise, os pobres são pobres porque alguém decidiu que assim seria.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Elétrico ou Etanol? O Melhor de Dois Mundos.

A Cura de Gaia