A maioria das pessoas não sabe, mas o automóvel praticamente nasceu elétrico. As primeiras experiências eram máquinas a vapor, mas a partir dde 1830 já havia automóveis elétricos. Contudo, seu uso era restrito devido a limitada capacidade dos motores e baterias da época. No final do século XIX, havia três opções possíveis para motorização de automóveis: a vapor, a gasolina e elétrico. Embora costume-se creditar a invenção do automóvel a Karl Benz, já havia vários experimentos com relativo sucesso usando motores a vapor e elétricos. Por volta do ano 1900, a maioria dos automóveis eram elétricos. O próprio Santos Dumont possuia um automóvel elétrico, com o qual se deslocava pela elegante Paris (isso quando não o fazia de dirigível ou com o seu charmoso Demoiselle).
Isso acontecia porque a eficiência dos motores a combustão ainda era muito baixa, aliada aos problemas de controle de potência e de transmissão. O motor elétrico era mais eficiente e mais facil de controlar. As primeiras corridas de automóveis eram dominadas pelos velozes elétricos. Foi um elétrico que pela primeira vez bateu o recorde dos 100 km/h, mesmo antes dos aviões fazerem o mesmo.
Quando a eficiência dos motores a gasolina atingiu um paramar aceitável, estes tornaram-se um padrão, desbancando os elétricos. Isso em virtude de sua autonomia muito superior e do baixíssimo preço da gasolina na época. Numa época em que não havia preocupações ambientais, isso foi suficiente para levar os elétricos ao esquecimento. Simplesmente a pesquisa na área foi abandonada e nenhum avanço surgiu até a década de 1960, quando por motivos ambientais, o elétrico voltou a ser cogitado. A crise do petróleo levou a outras tentativas nas décadas de 1970 e 1980, mas nenhuma delas resultou em mudança. Um paradigma havia se estabelecido, e a inércia social, aliada aos interesses da indústria, impediram o desenvolvimento do veículo elétrico economicamente viável.
Entre 1996 e 1999, a General Motors lançou o EV1, veículo totalmente elétrico, que era comercializado somente pelo sistema de leasing. O carro era elegante e tinha um excelente desempenho, com um alcançe bastante aceitável, entre 80 e 140 km e a velocidade alcançava a incrível marca de 290 km/h.
Por algum motivo misterioso, entre 2003 e 2004, a GM simplesmente recolheu de circulação todos os EV1 do mercado, exercendo seu direito ao final dos contratos de leasing. Estes veículos foram simplesmente destruidos.
Por outro lado, podemos considerar que a tecnologia elétrica possui mais de 170 anos e não 40. Encarando assim, podemos ter uma esperança de que a mudança de paradigma se acelere e consigamos alcançá-la não em 40 ou 20 anos, mas em 5.
Apresento abaixo os principais motivos para realizar esta mudança:
1. Para conter a mudança climática, é necessário não somente reduzir as emissões de carbono, mas retirar grandes quantidades de carbono que já se encontram na atmosfera. O atual modelo de combustíveis fósseis não permite este ajuste;
2. O precioso petróleo, fonte de inúmeros insumos e matérias primas está em vias de se esgotar. O consumo de petróleo já está crescendo mais rápido do que a produção e se as economias continuarem no atual rítmo de crescimento (mesmo com a crise econômica), em poucos anos a curva da produção e do consumo irão se cruzar. Nesta hora, vai faltar petróleo e o seu preço irá às alturas;
3. Em um contexto econômico como o nosso, fortemente dependente de energia, é inconcebível usar esta mesma energia com uma eficiência de 20%, quando são possíveis 80 ou 90%.
Não menciono aqui outras vantagens do VE, como a operação absolutamente silenciosa (tanto que alguns fabricantes estudam a adoção de um ruido de motor artificial como forma de alertar os pedestres da aproximação do veículo), simplicidade de manutenção, emissão zero de poluentes (o gás carbônico não é o único poluente emitido pela queima de gasolina) e direção mais simples. Contudo, os veículos elétricos ainda possuem uma desvantagem, a mesma que impediu a sua popularização no início do século XX: a autonomia. Mas este é o assunto do próximo post.
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/General_Motors_EV1
http://www.lps.usp.br/lps/arquivos/conteudo/grad/dwnld/CarroEletrico2005.pdf
http://www.maxicar.com.br/old/reporter/carroseletricos.asp
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